quinta-feira, 29 de março de 2012

Básico da maquiagem: peles maduras


Olá pessoal!! Tudo bem?

Atendendo ao pedido da leitora Talula, resolvi fazer este post sobre peles maduras. Andei pesquisando na rede e vi que temos poucas informações para este tipo se pele então fiz um post mais completo. 

Para entendermos melhor sobre a make na pele madura vamos tenteasse um pouco do processo de envelhecimento da pele.

A pele é formada por 3 camadas assim resumidas:
- epiderme: camada mais externa;
- derme: camada média e que dá firmeza a pele. Nesta área temos uma grande quantidade de tecido com fibras de colágeno,
- hipoderme: camada mais profunda onde temos maior parte de tecido adiposo que sustenta a pele.

Além disso temos as glândulas sudoríparas e sebáceas que influenciam muito no tipo se pele que temos (oleosa,normal ou seca) dependendo de como elas se comportam ao longo dos anos.

Com o passar dos anos temos:
- Redução no processo de renovação celular. Deixando a pele mais fina;
- Processo de perda de tecido adiposo e menor quantidade de colágeno o que leva a flacidez, rugas e marcas de expressão. 
- Alterações hormonais, geralmente a oleosidade da pele diminui o que resulta em uma pele com menos brilho.
- A derme começa a perder suas propriedades e não consegue mais reter a água, reduzindo o volume também.

Além disso sofremos também com o envelhecimento causado por fatores externos como cigarro, poluição e o sol, principalmente, pois leva ao aparecimento de manchas e com o aumento de radicais livres acelerando o aparecimento de rugas.

Por isso a regra de ouro que vale para qualquer idade é o uso de um bom protetor com FPS 30 no mínimo, independente de se vc vai ficar o dia inteiro no escritório ou em ambiente fechado, pois a luz artificial também tem uma cota de emissão de raios uv!! Como diz o meu dermato: O melhor anti-rugas é o seu bloqueador solar!

Entendido as principais causas do envelhecimento vamos às dicas para usar a make ao seu favor e não dar impressão de que somos mais velhas:

Primer: Por possuir difarce óptico eles suavizam as rugas finas e linhas de expressão. Opte por um primer cremoso de consistência mais flúida como o Magix da Avon. 

Bases: Dê preferencia à bases fluidas e com princípios hidratantes, pois como a pele está mais seca, bases tipo pancaque, mousse ou bastão podem evidenciar as rugas (efeito craquelado na região de rugas).

Corretivo: com a idade além das manchas o que tende a piorar são a olheiras. Aqui é interessante usarmos um corretivo colorido (roxo para anular tons esverdeados e amarelo para anular tons avermelhados). A melhor formulação é a liquida. A Contem 1g é uma das poucas marcas nacionais que tem corretivos coloridos líquidos. Tenha sempre um corretivo no tom da sua pele. Tentar clarear manchas ou cobrir olheiras com corretivo em tom mais claro pode evidenciar ainda mais estas imperfeições. Prefira suavizar a corrigir 100% as imperfeições. Gosto muito dos corretivos iluminadores em caneta, são práticos para carregar na bolsa e dão cobertura leve. 

Para ver detalhes sobre alguns primers, bases e corretivos que eu indico para peles maduras clique aqui.

: a principal função do pó é tirar o excesso de brilho, aumentando a durabilidade da mesma em peles mais oleosas. Como a pele está mais seca o uso excessivo de pó pesa no look e evidencia as rugas. Use o pó somente na zona do T se necessário;

Blushes: prefira a formulação em creme que dá um efeito mais hidratado à pele. Tons rosados e corais são sempre certeiros e dão um ar de saúde. Para peles negras indico os tons mais fortes de rosa (Evite rosas muito aberto - puxados para o pink).

Sombras: cuidado com as sombras cremosas. Geralmente elas craquelam nas áreas de dobra e fissura e como a pálpebra tende a cair e formar rugas esse tipo de sombra as evidenciam ainda mais. De preferencia para as sombras em pó e compactas. Sombras muito coloridas ou muito brilhosas também evidenciam mais as rugas. Opte por cores mais neutras ( marrons, bege, ouro envelhecido cobre, coral, nude, rosas queimados e cinzas) e prefira tons perolados e acetinados à metálicos e brilhosos ou glitter.

Delineadores: assim como nas sombras as rugas são evidenciadas pelo delineador, principalmente o líquido que se "espalha" pelas fissuras da pele ficando com aspecto borrado. Caso você goste muito de delineado, opte por fazer traços finos e com sombra ou delineador em gel de consistência fácil de espalhar, caso contrário o delineado não vai ficar bem desenhado devido às dobras da pele.

Batons: com a formação de rugas ao redor dos lábios, o ideal é usar um lápis na cor do batom ou um lápis do tipo barreira invisível para evitar que o batom extravaze o desenho dos lábios. Cuidado com a cobertura matte, pois ela evidencia fissuras nos lábios. Cuide da hidratação dos lábios. Eu usei um produto da linha reniew da Avon (Clinical Derma-Full Creme de Preenchimento) e senti que os meus lábios ficam mais hidratados e senti a sensação de preenchimento das pequenas fissuras. Evite também o gloss, pois ele evidencia as rugas dos lábios. Prefira batons cremosos =). As cores claras costumam ficar melhor nos lábios mais maduros, mas os tons marrons mais claros, rosas queimados e vinhos também ficam bem. Só cuidado com o contorno dos lábios para não envelhecer mais (caso você use lápis mais escuro que o batom) 
  
Algumas outras dicas:
- Invista em um bom hidratante e cremes firmadores;
- Evite produtos com base alcóolica pois eles ressecam a pele;
- Use a definição de contornos (Como demosntrado neste post) para causar um efeito lifting (ilumine com iluminador líquido ou creme parte alta da maçã, abaixo da sombrancelha, testa e ponta do nariz e contorne com base em um tom abaixo da cor natural da sua pele a área mais baixa do maxilar e na lateral do nariz) Coloquei na imagem abaixo destacado em cor clara os locais para iluminar e em roxo a área que deve ser contornado.


- Cuide do desenho da sombrancelha, pois com a flacidez da pele ela tende a cair e um bom desenho de sombrancelha ajuda a levantar o olhar.

Bem espero que vocês tenham gostado deste meu mega post.

Bjocas!!!



PS:Usei como referência os livros de maquiagem do Boticário por Fernando Torquatto, Livro Maquiagem de Duda Molinos e o livro Pro Make up (Kit Spencer - livro em inglês).

2 comentários:

  1. Carol, perfeito! Um post super completinho! A pele madura é mais dificil de maquiar, mas se vc faz td certinho, fica perfeita! Mil bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi San! Que bom q vc gostou!! É sempre gostoso ver seus comentários por aqui
    Bjus

    ResponderExcluir

Deixem aqui suas dúvidas, sugestões de tema e críticas para que eu possa melhorar sempre =)

Post relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...