quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Básico da Maquiagem: A Base de tudo




Olá meninas, 
 
Esta semana eu escolhi falar sobre bases. Temos tantas opções no mercado que ficamos muito em dúvida e até acabamos comprando mais de uma até acertar a textura, cobertura e o tom certo para nossa pele.

Temos as seguintes apresentações de base disponíveis no mercado:
- liquida: É a base que você consegue um efeito mais natural e possui diversas fórmulas e acabamentos no mercado;
- pó mineral: possuem poucos ingredientes e por ser composto em sua maior parte por minerais inertes são boas para pessoas que sofrem de alergia;
- Mousse: é uma base mais consistente, a qual você consegue ter mais controle para aplicar, contudo devido a esta característica você tem que prestar muita attenção se não há nenhum tipo de acúmulo no rosto e pescoço;
- spray: é uma base líquida de secaem mais rápida e dependendo da marca é mais oleosa. Eu testei a marca ASPA na Hair Brasil e achei que a textura dela é bem sequinha. Sõ não sei se aplicada no rosto ela transfere ou se precisa de um fixador para durar mais. Lembrando que a minha pele é normal para seca. Pode ser que em peles mais oleosas este tipo de base não case bem;
- creme: Perfeita para peles mais secas e peles maduras devido a sua consistência e formulação. Evite somente as bases de acabamento matte pois elas tendem a evidenciar as rugas e marcas;
- bastão: similar à base em creme ou mousse, dependendo da marca. Contudo possui cobertura mais pesada e acaba substituindo o corretivo para algumas pessoas. O bom desta base é o formato (bastão) que facilita levá-la na bolsa =)
- BBcream: São cremes nutritivos com coloração. Eles geralmente tem FPS (os que eu comprei são FPS 36 e 42) e nutrientes que hidratam e clareiam a pele. A cobertura deles é mais suave também mas para mim igualam-se a muitas bases líquidas e tem acabamento mais natural.

Nesta imagem apliquei todas as bases que eu tenho atualmente para vocês terem uma idéia de consistência de cada base. Tentei fazer o swatch das mesmas, mas como todas são para o meu tom de pele elas não aparecem nas fotos rs. 1) BB cream Missha Perfect Cover # 23; 2 - Pó líquido natural touch cor Sugar 02 - Contém 1g; 3 - Base líquida de alta definição cor Bege médio - o Boticário; 4 - Base mineral Bare Naturale cor soft Ivory  # 456 - L´Oreal.

Além da apresentação temos tipos de cobertura diferentes:
- alta cobertura: tendem a ficar mais artificiais e serem mais consistente pois cobrem todas as manchas. Contudo podem destacar rugas;
- média cobertura: cobre de 60 a 70% das manchas e ficam mais naturais pois são bases mais fluidas;
- baixa cobertura: para quem é mais nova e não precisam esconder manchinhas. As bases minerais entram neste tipo de cobertura.

Dependendo da marca temos N tons diferentes. Geralmente as marcas internacionais como MAC dispõe de uma gama maior de cores que atendem a diversos tons e subtons de pele.

Para entender melhor sobre as bases da MAC e subtons da pele indico o post do site da Karina que é o mais completo que vi nos blogs de maquiagem. 



Uma grande dúvida que eu tinha no início quando comecei a comprar maquiagens é como escolher a base certa para minha pele e lendo os livros de maquiagem vi que o melhor método é passar a base na testa ou na linha do maxilar que são áreas mais planas e que sofrem menor incidência de sombras. Ao passar a base nestas regiões ela deve fundir com a sua pele de um modo que fique imperceptível. Como para as marcas nacionais temos uma gama restrita de bases o que você pode fazer é comprar 2 tons de base e mesclá-las até encontrar o tom ideal para você. Acredito que há uma base da loreal que vem desta forma (2 tons que você modera a saída de cada uma para obter o tom ideal para sua pele). Não tenham vergonha de testar os produtos na loja não meninas, aluguem as vendedoras e peçam lencinhos umidecidos para tirar e passar as bases quantas vezes vocês achatem necessário!

Agora para aplicar as bases temos diversas opções: pincéis, esponjas ou os próprios dedos. A escolha depende mais do que você melhor se adaptar, mas já adianto que as esponjas costumam absorver mais produto disperdiçando mais e se usar os dedos para aplicar a base em creme, bastão ou mousse passe com o dedo médio ou anelar pois o indicador costuma ser mais "pesado" podendo deixar marcas na aplicação. As bases líquidas é melhor usar pincel ou esponja mesmo. 

Nesta imagem tem os meu dois pincéis favoritos para aplicar base: Flat top e o Duo fiber ambos da Sigma, mas temos diversar marcas nacionais com pinceis semelhantes. O pincel da direita é o Duo Fiber que dá um acabamento mais natural . Já o da esquerda é o Flat top e dá uma cobertura mais plana no rosto.

Dos tipos de base mencionados acima, já usei as bases abaixo e achei legal colocar minha opinião em relação a cada uma caso vocês estejam em dúvida de qual comprar:
- em bastão (O Boticário) que deixava uma cobertura aveludada, mas ao mesmo tempo muito pesada. Esta base é mais para quem precisa de alta cobertura e a gama se cores é bem restrita.
- em mousse (maybeline). Eu amava esta base, mas a cobertura dela também é mais pesada e quando a pele estava muito ressecada esta base deixava qualquer descamado muito aparente.
- liquida (clinique, boticario e contém 1g). Esta é a base que eu mais uso e estou com 2 marcas atualmente: contem 1g ( pó liquido cor sugar) e o boticário (base HD e linha intense). Acho a cobertura da base da contem 1g mais natural que as 2 do Boticário. Além disso o cheiro das bases do Boticário é muito forte e chega a me incomodar um pouco, mas eu as uso quando preciso de mais cobertura ou quando estou muito clarinha (inverno). A base da clinique era a minha xodó, mas depois q fui assaltada e levaram a minha queridinha faltou verba e coragem para comprar outra :( eu usava a cor Honey e achava a cobertura dela ideal.
- pó mineral uso ela quando quero deixar a pele respirar, pois a cobertura dela é muito suave. Mas como eu comprei a minha pela All Cosmetics wholesale eu errei no tom e acabei comprando um tom abaixo do tom da minha pele.  Costumo usar no inverno quando estou mais clarinha.
- BB cream: são os meus queridinhos do momento. Comprei duas cores (bege médio e claro) e marcas diferentes (Missha e Skin Food) na loja Pink Gloss. A cobertura de ambos são bons e ficam naturais só o cheiro do BB cream da Skin food eu achei muito forte (tem cheiro de maçã).

Tem também as bases HD, mas eu ainda estou tomando coragem para comprar uma da Contem 1g que faz tempo que está na whichlist.

O post ficou gigante, mas era muita informação para dividir rs. Espero que estas explicações tenham ajudados a todas que tem dúvidas de qual base comprar.

Bjokas

 





8 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas Carol! To adorando o seu blog viu! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Muito obrigada!!! Se tiver alguma sugestão de assunto que te interesse deixa qaui nos comments =)

      Bjus

      Excluir
  2. esse truque e bem valido para escolher a base mas eu confesso que quando o assunto sou eu tambem me atrapalho toda, por isso sempre compro um tom mais claro e um mais escuro para quando estou um pouco mais morena.

    Esse tema nos nunca esgotamos .. hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Neide é sempre bom ter uma base mais escurapara quando nos bronzeamos caso contrário fica bem estranho rs.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi Carol! Adorei as dicas. Eu tive muita dificuldade para achar a minha. A de inverno achei:clinique, adoro! Mas para o verao ainda nao acertei. As tonalidades ficam artificiais....Ainda mais pele oriental... Alguma dica?
    Bj e obrigada, Carol sua xará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Já tentou BB cream? Como maioria deles vem da Coreia e Japão as tonalidades casam com pele oriental. Não tem muitos tons na verdade, mas para o verão é uma boa pedida pois são bem leves. Ou você pode testar misturar duas bases de tons mais proximos da sua pele para conseguir a cor ideal. Tem as bases da Shiseido e Dior tb que tem a linha de cobertura mais leve =)

      Excluir
  4. Carol, gosto de usar uma base bem levinha no dia-a-dia e uma mais potente pra sair...
    Das levinhas tenho usado muito a Extra Lasting da Avon e para sair uso a base de alta cobertura da Mary Kay! E adoro as duas...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito curiosa para testar a base da mary kay todo mundo fala muito bem dela! Bjus

      Excluir

Deixem aqui suas dúvidas, sugestões de tema e críticas para que eu possa melhorar sempre =)

Post relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...