quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pitadas de moda: Qual o seu formato de rosto e silhueta?

Olá meninas!!! 

Não sei se comentei com vocês aqui no blog, mas eu estou fazendo um curso de personal stylist na Sigbol aqui em SP e estopu aprendendo muitas coisas legais que eu quero dividir com vocês! Uma delas é sobre a famosa silhueta e outra sobre o formato do rosto. 

Muitas de vocês devem ter lido em revistas, outro blogs sobre formato de corpo/silhueta e rosto, mas eu quero dividir com vocês como podemos verificar direitinho essas características.


Vamos falar primeiro do formato do rosto. Para vermos o formato do nosso rosto temos 2 opções: nor ver no espelho ou tirar uma foto do nosso rosto. Eu prefiro a opção 2 pois podemos riscar e nos ver bem melhor. Independente da escolha siga as regras básicas: 
  • Prenda todo o cabelo para trás;
  • Nada de maquiagem pois os contorno e iluminador podem influenciar quando as características que vão determinar o seu tipo de rosto são sutis;
  • Se for tirar foto tire sempre de frente e tente colocar o seu rosto bem no meio da tela da sua máquina/celular. Não vale tirar foto de cima para baixo, nem de baixo para cima, nem de ladinho pois tudo isso pode influenciar na forma que você ver o seu rosto. centralize a "grade" da camera/celular bem no nariz como na foto abaixo: 

  • Nada de sorrir pois muda completamente o formato do rosto.
Seguidas estas regras é hora de ver as suas características e comparar com os formatos de rosto que existem:
Triângulo invertido ou coração: caracteriza-se por ter queixo mais estreito e testa larga, mas que acompanha a linha das bochechas. Algumas pessoas é bem visível o formato coração quando o desenho da linha do cabelo tem formato da parte superior do coração.

Diamante: Caracteriza-se por ter a área das bochechas (bochechas cheinhas ou osso mais aparente nesta área) mais larga e a testa e queixo mais estreitos.

Oval: Rosto proporcional na relação testa/maxilar. É considerado o rosto ideal.

Quadrado: Possui largura e altura de tamanhos aproximados, mas a linha do maxilar é mais larga e proporcional à testa. 

Redondo: Também possui largura e altura de tamanhos aproximados, mas o maxilar é um pouco mais estreito que a testa. Pessoas com rosto redondo geralmente tem bochechas cheinhas;

Retangular: Possui Altura maior que a largura. Pessoas com este tipo de rosto tem a testa alta e a linha do maxilar mais marcada e porporcional à largura da testa.

Triangular: Possui maxilar largo e testa estreita. Este tipo de rosto é mais comum em homens.
Sabendo o formato do seu rosto você saberá melhor quais os acessório que te valorizam e os que te desfavorecem. Eu poderia fazer um post master mega gigante falando não só disso, mas também de dicar de maquiagem para cada tipo de rosto, mas neste post vamos nos ater aos formatos e em outras Pitadas de moda eu posto dicas de acessórios e make para cada tipo de rosto =)

Agora vamos falar do formato do corpo. Aqui também podemos ver o formato do nosso corpo de 2 formas: no espelho ou na foto. Mas aqui eu acho que é 100% válido fotografar o corpo, pois você pode riscar a foto à vontade para ver melhor as proporções de cada parte do corpo e também identificar as áreas problemas do seu corpo. Para isso vamos precisar de 2 fotos e devemos seguir as seguintes regrinhas:
  • fotografar usando somente biquini, lingerie ou roupa de ginástica (top e shorts/calça legging);
  • tirar uma foto de frente com os braços levemente afastados do corpo, pernas paralelas e postura normal, pois assim você consegue ver melhor se tem algum problema de postura, ombros caídos, etc;
  • tirar uma foto de perfil seguindo o mesmo padrão da foto de frente.
Tendo as duas fotos em mãos você vai fazer os seguintes traçados:

Esta foto não é a ideal pois estou com roupa e para ajudr o casaco tem ombreiras =P. mas vocès podem ter uma idéia dos traçados.
  • uma linha na altura do ombro;
  • uma linha na altura do quadril;
  • duas linhas limitando os ombros.
  Esses traçados ajudam você a visualizar melhor a proporção ombro/quadril mesmo que a diferença seja sutil e a identificar a área que representa mais "peso" na sua silhueta. No caso da minha é bem visível que o peso está na parte de cima do corpo. Temos 7 tipos de silhuetas conforme seguem:
Ampulheta, violão ou 8: É a silhueta perfeita que tem ombros e quadril proporcionais e cintura mais fina. Quase todas as roupas caem bem neste tipo de silhueta.
Retangulo: Esta silhueta se caracteriza por ter ombros e quadril na mesma proporção, mas não possuem cintura ou possuem muito pouca cintura. As pessoas com esta silhueta geralmente estão no peso ideal ou próximo dele e quando engordam, engordam de forma  igualmente distribuida.
Oval: Quem tem esta silhueta, geralmente está um pouco acima do peso, também tem ombros e quadril proporcional, mas tem barriguinha mais saliente, braços e pernas mais cheias.

Triangulo Invertido: Possuem ombros mais largos que o quadril. Quando engordam, aumentam primeiro a parte de cima do corpo (braços, seios e barriga)
Triângulo ou Pera: Possui quadril mais largo que os ombros. E engordam nbesta região primeiro. Tem pernas mais fartas também.

Diamante: Este tipo de Silhueta tem ombros e quadril estreitos e a região da barriga mais larga. É comum em pessoas com diabetes tipo 2 que tendem a engordar nesta região devido ao uso de insulina.


Tubular: carcterístio de pessoas muito altas e magras, pode ou não ter cintura marcada e possuem pernas longas e tronco menor. Este é a silhueta da maior parte das modelos.

Independente do seu tipo de silhueta, quando vamos escolher roupas temos sempre que pensar em usar as roupas e acessórios como forma de equilibrar a silhueta. Eu falei um pouco deste assunto no post de Pitadas de moda há duas semanas atrás. E mais para frente farei post com dicas e looks específicos para cada tipo de silhueta.


E aí descubriram o seu formato de rosto e Silhueta? Me contem nos comentários!


Bjokas


 




8 comentários:

  1. bem meu rosto e redondo
    e meu corpo e pera
    um combinação bem diferente né!!!
    tenho muito vontade de usar sai comprida
    mais acho que me deixa mais gordinha
    qual dica vc me passa !!!
    http://yanenunes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Dayane saia comprida tem vários formatos. Acho q uma no modelo evase pode ficar bem em vc. Pois ela é mais ampla e acaba disfarçando o quadril mais largo. Se for mais baixinha aí eu sugiro a mulet ( saia mais curta na frente e comprida atras) pq aí vc mostra um pouco mais de perna e parece mais alta. Agora se vc quer muito usar saia longa mais justa opte por tecidos mais escuros ou se for estampado com fundo em cor escura. E chame a atenção para parte de cima do corpo ou use uma terceira peça como cardigan ou coletes q estão em alta no outono. Bjus

      Excluir
  2. Acho que meu rosto é oval... já meu corpo é em formato pera... rsrsrs
    Nossa, sabe que sou uma negação qdo o asssunto é moda! Queria entender melhor de moda... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi San! Eu comecei a procurar mais assuntos de moda uns 2 anos atras. Com o curso estou me interessando cada dia mais. Tks pela visita!!! Bjus

      Excluir
  3. Eu sou oval uahuahahuauha
    Dieta já! rs

    Adorei o post Carol! Te convido para ser minha colaboradora de moda no meu blog (se você quiser, é claro) me manda um e-mail: caroolina.alvees@gmail.com

    Um beijo!
    Bom final de semana!

    carolinaybarramakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!! Adorei o convite muito obrigada! Vou te mandar um e-mail para conversarmos melhor :)

      Bjoka

      Excluir
  4. Carol, adoro seu blog ;)
    Venho aqui todos os dias!!!
    Beijocas linda!!!

    www.luckstarsblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!!! Tb adoro seu blog e sempre passo lá quando tem post novo. Bjocas

      Excluir

Deixem aqui suas dúvidas, sugestões de tema e críticas para que eu possa melhorar sempre =)

Post relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...